Ferramentas de Desenho

  • ActionItemType:
  • ScheduledFor:
  • Assigned to:
  • % finished: 100%

Ferramentas de Desenho

Aqui descrevemos cada uma das ferramentas de desenho e suas opções de uso, apresentadas na segunda barra horizontal (veja o tópico "Elementos da Interface"). Ao ler sobre cada opção da ferramenta, teste-a para ter um bom entendimento.

Ordem didática para melhor entendimento das ferramentas: Ferramentas de Desenho

draw_rect Criar Retângulos e Quadrados

Ao criar um retângulo você verá 3 pontos, caso ele não tenha cantos arredondados ou 4 pontos caso tenha cantos arredondados. Isso porque os dois pontos redondos que controlam os raios de arredondamento ficam sobrepostos no canto superior direito quando os raios são iguais a 0.

exemplo animado sobre o retângulo Na animação ao lado, você vê no primeiro quadro um retângulo sem arredondamento. Ao puxar um dos pontos de controle de arredondamento (no caso será o que controla o raio vertical), você aplicará exatamente o mesmo valor no raio horizontal, isso existe para facilitar o principal caso de uso da ferramenta, aplicar raios identicos no arredondamento. Bem, mas existem momentos em que queremos raios distintos, então basta fazer como no terceiro caso e puxar o segundo ponto de controle e redefinir o raio horizontal.

Os pontos quadrados servem para redimensionar o retângulo. Usando a tecla control, enquanto arrasta esses pontos, você recebe um auxílio do Inkscape para redimensionar proporcionalmente, ou apenas na horizontal, ou apenas na vertical. Ele entenderá o que você deseja analisando a posição do mouse, se está puxando na diagonal será proporcional, se está puxando mais próximo do que seria horizontal, então o redimensionamento será somente horizontal.

Note que, como outras ferramentas do Inkscape, os novos retângulos criados seguirão as definições do último editado.

IDEA! Dica: Quadrados são retângulos com lados iguais. Para fazer quadrados perfeitos, pressione control simultaneamente durante o clicar e arrastar da criação do retângulo.

Como descrito na sessão "Elementos da Interface" Ao selecionar a ferramenta Criar Retângulos e Quadrados a segunda barra de ferramentas horizontal do Inkscape apresenta as seguintes opções:

  • Caixas de valor W e H: apresentam ou redefinem a largura e altura do retângulo.
  • Caixas de valor Rx e Ry: apresentam ou redefinem o tamanho dos raios de arredondamento.
  • Combo Box de unidades: onde você pode selecionar com que unidade de medida prefere visualizar ou definir as medidas do retângulo.
  • Botão "Não Arredondado": zera os raios de arredondamento instantaneamente.

draw_arc Criar Círculos Elipses ou Arcos

Ao criar um círculo (ou seja, uma elipse com raios horizontal e vertical identicos) você verá 3 pontos, caso ele não esteja aberto ou 4 pontos caso já esteja aberto. Isso porque os dois pontos redondos que controlam a abertura da elipse ficam sobreopostos na extremidade direita quando a elipse está fechada.

exemplo animado sobre o círculo Veja na animação ao lado. Um círculo foi criado porque ao clicar e arrastar para criá-lo a tecla control foi pressionada simultaneamente, garantindo raios idênticos. Puxando o ponto de controle redondo você abre o círculo, como uma pizza, no sentido anti-horário. Puxando o outro ponto redondo, você abre a pizza no sentido horário. No último quadro da animação o círculo no lugar de parecer com o pac-man apresenta o círculo com sua borda incompleta. Isso se dá ao selecionar a opção "abrir arco". Veja sobre as outras opções:

  • Caixas de valor "Início" e "Fim": apresentam ou redefinem o ângulo de corte da elipse.
  • Caixa de seleção "abrir arco": define se o caminho que define a elipse deve ser contínuo ou não.
  • Botão "Tornar Inteiro": zera os ângulos de abertura da elipse.

draw_star Criar Estrelas e Polígonos

exemplo animado sobre a estrela Ao criar uma estrela você verá dois pontos de controle, com os quais você poderá esticar seus raios, girá-la e torcê-la. A imagem ao lado pode te dar uma idéia de como se pode interferir no formato da estrela usando seus pontos de controle e as opções listadas abaixo:

  • Caixa de seleção "Polígono": se marcado, em lugar de termos uma estrela de N pontas, temos um polígono regular de N lados.
  • Caixa de valor "Cantos": define quantas pontas terá a estrela ou quantos lados terá o polígono.
  • raios da estrela Caixa de valor "Proporção do Raio": Imagine que existe um primeiro círculo que toca as pontas externas da estrela (representado em verde na imagem ao lado) e um segundo que toca as pontas internas (representado em azul na imagem ao lado). O que definimos nessa caixa é o tamanho percentual do raio do segundo círculo em relação ao do primeiro. Para entender melhor, imagine que o primeiro tem tamanho fixo 1 (um). O segundo pode ter qualquer valor entre 0,01 a 1. Se o valor for 0,5 (como no exemplo), então o segundo raio tem 50% do tamanho do primeiro.
  • Caixa de valor "Arredondado": define o quão arredontada devem ser as pontas (internas e externas) da estrela. Isso faz com que a estrela se pareça mais com uma estrela do mar. IDEA! Dica: para não perder a forma de uma estrela use valores pequenos como 0,2.
  • Caixa de valor "Aleatório": insere um nível de aleatoriedade nos pontos da estrela. Quanto maior mais deformada será a estrela.
  • Botão "Padrões" retorna os valores padrões do elemento estrela.

draw_spiral Criar Espirais

exemplo animado sobre a espiral Ao criar uma espiral você verá dois pontos de controle, com os quais você poderá redefinir o início e o fim da espiral, dando-lhe mais ou menos voltas. A imagem ao lado pode te dar uma idéia de como se pode interferir no formato da espiral usando seus pontos de controle e as opções listadas abaixo:

  • Caixa de valor "Rotação": Define o número de voltas da espiral.
  • Caixa de valor "Divergência": A relação entre as voltas. Se o valor for igual a 1, então o espaço entre cada volta é o mesmo, acima de 1 o espaço entre voltas aumenta a cada volta e abaixo de 1 o espaço entre voltas diminui a cada volta.
  • Caixa de valor "Raio Interno": indica onde inicia a espiral. 0 é o centro.
  • Botão "Padrões" retorna os valores padrões do elemento espiral.

draw_text Texto

exemplo animado sobre o texto Você pode criar um elemento de texto de duas formas. Usando a ferramenta e simplesmente clicando uma vez na área de desenho para ter um texto livre, onde quebras de linha só existirão onde você pressionar enter e sem limite para o espaço ocupado, ou clicando e arrastando para criar uma caixa de texto (como na animação ao lado) onde o texto fica limitado a uma área retangular. Como em um editor de texto, você pode selecionar partes do elemento de texto e aplicar uma formatação diferenciada, através das opções do contexto dessa ferramenta você pode formatar seu texto como faz em qualquer outro editor de texto.

É possível fazer muito mais com texto, mas veremos o assunto com mais detalhe no tópico Manipulando Texto.

draw_gradient Aplicar e Editar Gradiente

exemplo animado sobre o gradiente O gradiente ou degradê pode ser aplicado em qualquer elemento ou linha. Nas opções da ferramenta você pode escolher se deseja um gradiente linear ou radial. Escolha, vá ao elemento, clique e arraste. Você terá dois pontos de controle no degradê linear para indicar início e fim e três pontos no degradê radial permitindo que o degradê seja elíptico. Veja as opções dessa ferramenta:

  • fill_gradient Aplicar gradiente linear.
  • fill_radial Aplicar gradiente radial.
  • controls_fill Aplicar gradiente no preenchimento.
  • controls_stroke Aplicar gradiente na linha.
  • Caixa de seleção de gradientes: Você pode usar o mesmo gradiente em vários elementos.
  • Botão "Dupicar": Possibilita criar um novo gradiente copiando um existente.
  • Botão "Editar...": Permite que você modifique as cores do gradiente e adicione novos pontos de parada.

Eu sei, eu sei... mas agora não. Mais a frente você terá tudo o que você queria saber sobre gradientes ou degradês.

draw_select Ferramenta de Seleção

Com essa ferramenta você pode selecionar, mover, redimensionar, girar e inclinar objetos.

A função primordial desta ferramenta é selecionar e mover elementos (clicando e arrastando), mas você também pode movê-los com as setas do teclado. Pressionando juntamente a tecla control os elementos serão movidos de 20 em 20 pixels. Teste! Mover com o teclado será de grande ajuda em vários momentos. Tente também mover clicando e arrastando com o mouse, mas desta vez segurando a tecla control. Assim o objeto será movido apenas horizontalmente ou verticalmente.

selecao - redimensionar

Ao clicar pela primeira vez em um objeto, esse será selecionado e aparecerão as alças de redimensionamento (as setas). Para redimensionamento horizontal, esticando ou encolhendo pela direita, clique e arraste a seta a direita do elemento. Usando a mesma lógica você pode redimencionar para todas as direções. Com as alças das quinas (cantos) do elemento você pode redimensionar horizontalmente e verticalmente ao mesmo tempo.

Dicas:

  • Para redimensionamento proporcional segure uma das alças e puxe segurando a tecla control.
  • Se o que você quer que o redimensionamento seja repetido no lado inverso ao da alça puxada, segure a tecla shift.
  • Para redimensionar proporcionalmente, mantendo o mesmo centro, segure as duas teclas, control e shift.

selecao - girar e inclinar

Ao clicar pela segunda vez aparecem novas alças para girar o elemento (as das quinas) e alças para inclinação (horizontais e verticais). A marca que aparece no centro do elemento indica o centro do giro e da inclinação. Você pode reposicionar essa marca para redefinir o centro de giro e inclinação do elemento. Por exemplo, se você criar dois elementos para fazer o braço e antebraço de um boneco, coloque o centro de giro na posição do cotovelo, para poder dobrar o braço usando apenas o movimento de giro e sem nunca perder seu eixo.

IDEA! Dicas:

  • Gire ou incline o elemento com saltos de 15 em 15 graus para maior controle segurando a tecla control.
  • Gire ou incline o elemento com o centro na alça oposta segurando a tecla shift.
  • Você também pode segurar as duas teclas neste caso mesclando seus efeitos, como no caso anterior.

selecao multipla

Você pode selecionar vários elementos simultaneamente e aplicar-lhes as transformações que quiser como se fossem um só. Para tanto, existem duas formas:

Retângulo de Seleção: Clique numa parte da área de desenho sem nenhum elemento e arraste o mouse criando um retângulo. Você verá o retângulo crescendo na tela enquanto arrasta o mouse, envolva todos os elementos que te interessar no retângulo e solte o botão do mouse. Todos os elementos dentro do retângulo serão selecionados.

Shift + Clique: mantenha pressionada a tecla shift e clique em cada elemento que te interessa. Clicando novamente em um objeto já selecionado, você o retira da seleção. Essa técnica pode ser mesclada com o retângulo de seleção para incluir novos elementos na seleção ou retirar elementos que entraram forçadamente na seleção por estarem na área do retângulo.

Como descrito na sessão "Elementos da Interface" Ao selecionar a Ferramenta de Seleção a segunda barra de ferramentas horizontal do Inkscape apresenta as segintes opções:

  • object_rotate_90_CCW Girar seleção em 90 graus no sentido anti-horário
  • object_rotate_90_CW Girar seleção em 90 graus no sentido horário
  • object_flip_hor Flip Horizontal (Espelhar horizontalmente)
  • object_flip_ver Flip Vertical (Espelhar verticalmente)
  • selection_bot Mover seleção para o fundo, colocar abaixo de todos os outros elementos.
  • selection_down Mover seleção para baixo, o que significa, descer um nível apenas.
  • selection_top Mover seleção para o topo, colocar acima de todos os outros elementos.
  • selection_up Mover seleção para cima, o que significa, subir um nível apenas.
  • Caixas de valor numérico X e Y: apresentam ou redefinem a posição do(s) elemento(s) selecionado(s).
  • Caixas de valor numérico W e H: apresentam ou redefinem o tamnaho do(s) elemento(s) selecionado(s).
  • Cadeado entre W e H: aplica redimencionamento proporcional na redefinição de tamanho via caixa de valor.
  • Combo Box de unidades: onde você pode selecionar com que unidade de medida prefere visualizar ou definir o tamanho e posição da seleção.
  • transform_stroke Transformar a espessura da linha junto com o objeto. Se você esticar o elemento para ficar com o dobro do tamanho atual a linha ficará com o dobro da espessura se esse botão estiver marcado.
  • transform_corners Transformar cantos arredondados junto com o objeto. Se você esticar um retângulo para ficar com o dobro do tamanho atual (e se ele tiver cantos arredondados) os raios de arredondamento terão também o dobro do tamanho atual, se esse botão estiver marcado.
  • transform_gradient Transformar gradiente (degradê) junto com o objeto. As posições de início e fim do degradê acompanharão a transformação do elemento se esse botão estiver marcado.
  • transform_pattern Transformar padrão de fundo junto com o objeto. O padrão de fundo acompanhará a transformação se esse botão estiver marcado.

draw_node Manipulador de Nós

exemplo - nos de um elemento

Ao clicar em um elemento com a ferramenta de manipulação de nós, vemos cada um dos nós que compõe o elemento, como na figura do carro vermelho ao lado. Bézier Animada Ao selecionar um ou mais nós, vemos os pontos de força ligados a ele e os ligados a seus visinhos, tendo assim acesso aos elementos básicos das curvas béziers que são definidas pelos nós selecionados.

É com essa ferramenta que você pode redefinir livremente a forma de um caminho, ou seja de um elemento qualquer no seu desenho, como é feito na animação do lado direito. Se for preciso adcionar um novo nó, dê um duplo clique em uma posição qualquer do caminho e ali será adcionado. Para deletar um nó, selecione-o e pressione delete. Como na ferramenta de seleção, usando a tecla control você pode mover um ponto somente na vertical ou na horizontal. Você também pode mover os pontos selecionados com as setas do teclado e usando control os nós serão movidos de 20 em 20 pixels.

Ao selecionar o Manipulador de Nós a segunda barra de ferramentas horizontal do Inkscape apresenta as seguintes opções:

  • object_tocurve Converter elementos primitivos em curvas (este não é o primeiro botão, mas você deve usa-lo antes para poder testar os seguintes). O elemento convertido não poderá mais ser modificado através dos atributos específicos de sua criação. Retângulos perderão a capacidade de modificar igualmente o arredondamento de seus cantos, estrelas não poderão receber instantaneamente novas pontas, o texto não será mais editável, etc... Porém você ganha a liberdade de redefinir cada nó do elemento dando-lhe formas livres e novas. Você já criou um retângulo, torne seus cantos arredondados, transforme-o em um elemento de curvas e veja a diferença entre os pontos de controle e os nós do elemento.
  • node_insert Inserir nó no(s) segmento(s) selecionado(s). Ao clicar nesse botão um novo nó aparecerá no centro de cada segmento selecionado. Um segmento está selecionado quando você seleciona os nós de suas extremidades.
  • node_delete Deletar nó(s) selecionado(s). O Inkscape tentará ajustar o segmento bézier resultante para que o caminho perca o mínimo de sua forma com a retirada de um dos nós.
  • node_join Unir extremidades de caminhos. Você pode unir as extremidades de um caminho, tornando-o fechado ou unir dois caminhos de um mesmo elemento. Essa união transformará os dois nós das extremidades em apenas um.
  • node_join_segment Ligar extremidades de caminhos com novo segmento. Tem a mesma função do botão citado anteriormente, mas esse mantém os nós das extremidades e cria um segmento unindo-os.
  • node_delete_segment Deletar segmento selecionado. Mantém os nós selecionados, mas apaga o segmento que os une, tornando o caminho descontínuo.
  • node_break Quebrar caminho no nó selecionado. Torna o caminho descontínuo no local do ponto selecionado. Ao clicar nesse botão o nó selecionado torná-se dois e cada um deles se conecta a um dos segmentos que o original estava conectado.
  • node_cusp Permitir angulosidade no(s) nó(s) selecionado(s). Isso significa que poderá existir um ângulo diferente de 180° entre as alças das béziers ligadas a esse nó.
  • node_smooth Suavizar nó(s) selecionado(s). Nós suaves são aqueles onde o ângulo entre as alças das béziers ligadas a ele são de 180°.
  • node_symmetric Tornar nó(s) selecionado(s) simétrico(s). Nós simétricos são aqueles onde, além do ângulo de 180° entre as alças, também tem distâncias idênticas entra as alças. Se você puxar uma das alças de um nó simétrico para longe dele, a outra automaticamente será alongada também.
  • node_line Converter segmento(s) selecionado(s) em linha(s). Os segmentos se tornarão linhas retas e não existirão mais as alças para curvas bézier.
  • node_curve Converter segmento(s) selecionado(s) em curva(s). Alças para curvas bézier serão adicionadas aos nós do(s) segmento(s).
  • stroke_tocurve Converter linhas em elementos de curvas. Você precisa de uma borda grossa para perceber o que essa opção pode fazer, então veja rapidamente o tópico Tipos de Bordas para saber como fazê-lo e então clique nesse botão. Agora a borda é um elemento independente e você pode modificar sua expessua em alguns pontos e criar novas formas independentes de traços.
  • nodes_show_handles Mostrar pontos de controle (alças) das béziers. Você pode desmarcar esse botão caso queira ver os nós sem as alças das béziers.

draw_zoom Zoom

Essa, na realidade, não é uma ferramentas de desenho, mas uma ferramentas de auxílio ao desenho. Contudo, aproveitando que ela está na barra de ferramentas que estamos estudando agora, vamos ver como funciona.

Se você quiser fazer um zoom em uma área no desenho, clique e arraste com a ferramenta de lupa, criando um retângulo de seleção. O desenho será aumentado para que esse retângulo ocupe o máximo da área visível da janela.

Um clique simples também faz um zoom-in (aumenta) e um clique junto com shift faz um zoom-out (diminui).

Veja as outras opções dessa ferramenta:

  • zoom_in Ampliar. O mesmo que clique com o mouse ou pressionar a tecla +.
  • zoom_out Reduzir. O mesmo que clique com o mouse junto com shift ou pressionar a tecla -.
  • zoom_select Encaixar seleção na janela. Se você tem um ou mais objetos selecionados e quer um zoom que os mostre ocupando o máximo do espaço vizivel da janela de desenho, então clique nesse botão.
  • zoom_draw Encaixar desenho na janela. Com esse botão você vê todo o desenho e somente o desenho, ocupando máximo do espaço visível da janela de desenho.
  • zoom_page Encaixar página na janela. A página ocupará o máximo do espaço visível da janela de desenho.
  • zoom_pagewidth Encaixar largura da página na janela. A largura da página será representada com a largura da janela de desenho.
  • zoom_previous Nível de zoom anterior. Funciona como um "desfazer" do zoom. Se antes você estava com zoom de 90% e foi para 50%, ao clicar aqui voltará a ter 90%.
  • zoom_next Próximo nível de zoom. Funciona como um "refazer" se você voltou ao zoom anterior, clique aqui e vá para o seguinte, no histórico de zoom.
  • zoom_1_to_1 Mostrar desenho em tamanho natural. (90 DPI = 90 pixels por polegada)
  • zoom_1_to_2 Mostrar desenho com o dobro do tamanho.
  • zoom_2_to_1 Mostrar desenho com metade do tamanho.

draw_freehand Desenho a Mão Livre

exemplo - Desenho a Mão Livre

A ferramenta de desenho a mão livre é bastante simples. Se você apenas clicar enquanto a usa, ela irá esperar que você clique em outro local para criar uma linha reta, mas esse não é o uso principal dessa ferramenta. Você deve segurar o mouse clicado e arrastar, desenhando uma linha para definir os limites do objeto que você irá criar. Se você quiser criar apenas uma linha sinuosa, pode soltar o mouse em qualquer lugar, mas se quiser criar um objeto fechado, caminhe de volta para o ponto inicial (quadradinho) e solte o mouse ali. Depois é só clicar na paleta de cores na parte de baixo do Inkscape para para preencher o novo elemento.

O elemento criado não é um primitivo como os outros citados anteriormente, já é um elemento de curvas, um elemento de forma livre, que você conheceu quando vimos o Manipulador de Nós.

draw_pen Caneta - Desenhar Curvas e Retas

exemplo - Caneta

A caneta vai te ajudar a criar elementos de curvas com mais detalhismo. Cada clique criará um ponto e se você clicar e arrastar perceberá as alças de controle bézier para tornar as linhas curvas. Se você quiser um objeto fechado, crie o último ponto em cima do primeiro, mas se quiser só uma linha sinuosa, dê um duplo-clique no final.

draw_calligraphic Desenho Caligráfico

exemplo - Desenho Caligráfico

Essa ferramenta te permite desenhar como se estivesse pincelando, mantendo uma inclinação que tornará a pincelada mais fina ou mais grossa dependendo do sentido da pincelada. A pincelada também recebe interferência pela velocidade do desenho (quanto mais rápido mais fino) e mantem uma inércia no pincel para manter a pincelada suave (sem angulosidade) mesmo em curvas bruscas.

Veja as opções que poderão fazer essa ferramenta desenhar da forma que você precisa:

  • Caixa de valor "Largura": define a largura do picel. Claro que sua pincelada só terá essa largura se você mover o pincel bem devagar.
  • Caixa de valor "Sinuoso": a pincelada deve afinar quando você dá uma passada rápida, mas com que intensidade a velocidade deve interferir na largura da pincelada. É aqui que você define. Se você quiser, pode colocar valores negativos, então a pincelada ficará mais grossa em passadas mais rápidas.
  • Caixa de valor "Ângulo": define o ângulo do pincel.
  • Caixa de valor "Fixação": define a rigidez com a qual o pincel se mantém no ângulo definido. Se o valor for 1 o pincel se manterá sempre com o ângulo definido na outra caixa, mas se você colocar 0 o pincel irá girar para ficar sempre perpendicular ao sentido da pincelada, como seria natural. Qualquer valor entre 0 e 1 lhe dará uma maior ou menor rigidez permitindo que o pincel se adeque mais ou menos ao sentido da pincelada.
  • Caixa de valor "Caps": (ainda sem tradução): simula um pincel que é colocado levemente e sua pressão reduzida antes de ser retirado da tela, por isso arredonda a ponta no fim e início do traço.
  • Caixa de valor "Tremor": serão adicionadas ondulações aleatórias espalhando a pincelada diferentes em cada lado do traço. Valores maiores aumentam o "tremor" do pincel.
  • Caixa de valor "Wiggle" (ainda sem tradução): simula um tremor no mouse.
  • Caixa de valor "Massa": ou seja, quantidade de inércia, quanto mais rápido uma linha for feita, mas difícil mudar seu sentido. Quanto mais massa, mais suave os traços, mas também menos precisos.
  • guse_pressure Usar a pressão do dispositivo de entrada para definir a largura. Se você estiver usando um tablet para desenho isso pode ser útil.
  • guse_tilt Usar o ângulo do dispositivo de entrada como ângulo da caneta. Também, pode ser usado com um tablet que capture esse tipo de informação.

draw_connector Aplicar Conectores

exemplo - Aplicar Conectores

Com conectores você pode fazer organogramas, fluxogramas e grafos. Ao colocar o mouse dentro de um elemento aparecerá um quadradinho no centro onde você deve clicar para marcar o início da linha de conexão. Uma linha vai acompanhar o mouse até que você clique no centro de outro elemento. Pronto agora você pode mover qualquer um dos elementos que as linhas de conexão os acompanharão.

  • connector_avoid Evitar Elementos. Selecione um ou mais elementos, clique neste botão e os conectores desviarão deste elemento.
  • connector_ignore Ignorar Elementos. Se você quiser que os conectores parem de desviar de um certo elemento, selecione-o e clique neste botão.
  • Caixa de valor "Espaçamento": Define o espaço ao redor dos elementos para distanciar conectores (ao crlicar em "Evitar Elementos") e outros elementos (ao clicar em "Auto Organizar"). Pressione enter após modificar esse valor para que ele seja atualizado.
  • graph_layout Auto organizar rede de conexões. Selecione os elementos conectados e clique neste botão para que ele faça uma auto organização do conjunto.
  • Caixa de valor "Length" (ainda sem tradução): define o tamanho preferido dos conectores para o "Auto Organizar".
  • directed_graph Botão ainda não funcional.
  • remove_overlaps Esse botão impede que o auto organizar sobreponha objetos.

draw_dropper Conta-gotas

Copie a cor de uma parte qualquer do desenho para os elementos selecionados. Se você inserir uma fotografia no seu desenho, você pode clicar em um ponto qualquer da fotografia e capturar a cor deste para um outro elemento qualquer. Em outro caso, se um elemento tem um gradiente e você que a cor no meio do gradiente, basta clicar com o conta-gotas no meio do gradiente.

  • Caixa de checagem "Pick Alpha" (ainda sem tradução): Se marcado, os 4 valores serão coletados independentemente: RGBA = Vermelho, Verde, Azul e Alfa. Se não marcado apenas o RGB será coletado e uma versão resultante da cor e seu alfa será passada ao objeto selecionado.
  • Caixa de checagem "Set Alpha" (ainda sem tradução): Somente se marcado, o valor alfa copiado será aplicado ao objeto selecionado.

Atenção: O canal alfa coletado é resultante do do canal alfa e opacidade mestre dos elementos sobrepostos no ponto clicado do desenho. Não se preocupe, você entenderá esses conceitos no tópico Pintando Elementos e suas Bordas.


 

ChapterForm edit

Title Ferramentas de Desenho
Author AurelioAHeckert
Contributors
Percentage Finished 100
Topic revision: r28 - 12 Jun 2008 - 00:36:03 - AurelioAHeckert

 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-Colivre? Send feedback